segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Realizado o I Seminário de Formação Política do COMPA




Declaração do COMPA - I Seminário de Formação Política - MG 
Belo Horizonte, 27 de Fevereiro de 2012


Foi realizado nesse mês de fevereiro o I Seminário de Formação Política do Coletivo Mineiro Popular Anarquista, com o apoio do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, que disponibilizou o espaço para a realização do curso.


Nos dias 21 e 22 de janeiro, o COMPA esteve presente no I Seminário de Formação Política do Fórum do Anarquismo Organizado (FAO) da Região Sudeste, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o balanço dos quatro militantes do COMPA que estiveram presentes no curso, fez-se então necessário trazer o rico conteúdo apresentado no Rio para Minas Gerais, com o intuito de ajudar na formação dos militantes e companheiros interessados que não puderam viajar na data do seminário. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Oportunismo, Doença Infantil da Esquerda Pragmática: O Apoio Às Greves da Polícia

Por  Federação Anarquista do Rio de Janeiro 



A recente greve da polícia militar da Bahia retoma uma discussão antiga no interior das esquerdas. A discussão se orienta, basicamente, no que diz respeito à posição dos trabalhadores em relação à greve policial. Em termos gerais, as posições podem ser dividas em dois blocos[1]. Há os que defendem a greve dos policiais por ser esta uma categoria de assalariados e, portanto, de explorados, ou seja, trabalhadores como quaisquer outros, e aqueles que não defendem os policiais, por entenderem que o papel destes vincula-se diretamente à repressão e à classe dos opressores e exploradores. Os grupos que apóiam a greve dos policiais reivindicam principalmente que, dentro das PMs, haveria uma “divisão classista”[2]: um setor mais ligado às classes dominantes (oficialato) e outro, explorado pelo primeiro, composto pelas chamadas baixas patentes (soldados, cabos, sargentos). Estes últimos por sua condição de explorados, deveriam receber taticamente o apoio das esquerdas e dos trabalhadores. Outro argumento, reforçando a tese dos que defendem o apoio à greve dos policiais, é o de que a polícia estaria também em “disputa”. Assim, ignorar a possibilidade de influenciar este setor seria, entre outras coisas, um posicionamento puramente “idealista” para aqueles que desejam a ruptura num processo revolucionário.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As Bruxas Estão Soltas - Homenagem à Helena Greco

"As Bruxas Estão Soltas" é um evento do VAC6 - Verão de Arte Contemporânea - que presta homenagem à Dona Helena Greco. A presença popular, em conjunto com a curadoria e as convidadas, confronta o caráter institucional do evento, trazendo às instâncias oficiais um verdadeiro debate sobre feminismo, direitos humanos e luta de classe. Nessas condições, o COMPA convida todas e todos ao evento para justamente popularizar e ampliar esses debates que são imprescindíveis no atual contexto social da cidade e do país.

Segue abaixo a ficha do evento:

DATA: 03 a 05 de fevereiro
HORÁRIO: sex. e sáb. de 17h às 22h, dom. de 18h às 20h
LOCAL: Fundação de Educação Artística
(Rua Gonçalves Dias, 320 - Funcionários. 31 3226-6866)
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
ENTRADA FRANCA