sábado, 30 de novembro de 2013

[RL/CAB] Repressão e Criminalização dos Lutadores Populares - MT


Mais uma vez presenciamos a demonstração dessa ditadura disfarçada de democracia no Estado de Mato Grosso; dessa vez, especificamente no município de Várzea Grande. No dia 29 de novembro de 2013, foi realizada uma manifestação contra a máfia do transporte, que toma conta tanto na cidade de Cuiabá como em Várzea Grande; em Várzea Grande, a população há anos sofre com o descaso dos ditos “representantes” do povo, com enormes problemas na saúde/educação/transporte/moradia, vivenciando cotidianamente os transtornos das obras da Copa do Pantanal.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Saudação do COMPA à fundação do NARC - Núcleo Anarquista Resistência Cabana, no norte do país




O Coletivo Mineiro Popular Anarquista recebe com entusiasmo a notícia da fundação de uma organização anarquista especifista na região do Pará, no norte brasileiro, o NARC - Núcleo Anarquista Resistência Cabana. É sem dúvidas um grande avanço de nossa bandeira no país por agora estar presente em todas as suas regiões, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Vemos com igual alegria o avanço das lutas populares do povo paraense, que agora receberá a disposição e a garra da militância organizada de noss@s companheir@s anarquistas em seus movimentos sociais.

Vivemos um 2013 histórico, com as manifestações e o avanço exponencial de nossa bandeira no cenário político nacional. Na construção do Poder Popular é que nos construímos! Na labuta é que nos fortalecemos!

Desejamos às/aos camaradas da NARC muitas conquistas na empreitada de Criar um Povo Forte, que nos é incumbida de norte a sul no Brasil. Pela Revolução Social, camaradas, Avante à Luta!

Belo Horizonte, 28 de novembro de 2013
COMPA - Coletivo Mineiro Popular Anarquista

[LAAF] Primeira reunião do Grupo de Estudos de Pedagogia Libertária neste sábado, 28, no Espaço Comum Luiz Estrela

 
 Compas!
Neste sábado, 30 de novembro, às 16h, haverá a primeira reunião do Grupo de Estudos de Pedagogia Libertária no Espaço Comum Luiz Estrela.
 
Surgido a partir da articulação de uma Escola Libertária na Ocupação Guarani-Kaiowá, o grupo de estudos sobre Pedagogia Libertária terá sua primeira reunião neste sábado na mais recente ocupação de Belo Horizonte, o Espaço Comum Luiz Estrela, que, ocupado desde outubro, o casarão abandonado há décadas pelo poder público e que tem carregado em sua história o peso de instituições de controle e repressão (hospital militar, escola psiquiátrica), vem sendo resignificado por artistas, militantes e agentes socioculturais autônomos e independentes da capital mineira.

Espaço Comum Luiz Estrela: atividades culturais e assembleias horizontais


Já a Ocupação Guarani-Kaiowá é uma ocupação urbana que existe há quase um ano em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Desde setembro militantes, moradores da ocupação e solidários estão se articulando em torno de um projeto de "Escola Libertária", que se fundamenta em organizar oficinas, atividades, trocas de experiências, conhecimento e aprendizagem na comunidade sob uma perspectiva libertária de prática, ensino e abordagem. É um projeto que vem sendo discutido nestes meses e que está começando a colocar em práticas suas atividades. Já está acontecendo mensalmente um CineOcupa, ou seja, todo mês um filme é exibido na praça da comunidade, e uma grade de oficinas está sendo finalizada com propostas de teatro, oficinas de boneco, de beat de hip hop etc.

Ocupação Guarani-Kaiowá: praça, CineOcupa...


A "Escola Libertária" vem se pautando também a partir de uma ótica transversal às necessidades pontuais da comunidade, como a construção do Centro Social e a demarcação/arborização da área verde da ocupação.
 
A Livraria Anarquista Avelino Fóscolo, portanto, irá dispor alguns materiais e livros introdutórios ao tema para que sejam discutidos na reunião e que possam servir de base para os primeiros estudos do grupo.
 
Reiterando, será neste sábado às 16h, no Espaço Comum Luiz Estrela (Santa Efigênia) a reunião do Grupo de Estudos de Pedagogia Libertária, onde também serão dados informes sobre o projeto da "Escola Libertária" e ativides que estão por vir ou sendo construídas na ocupação.
Conheça, construa!
Teorizar para atuar, atuar para teorizar!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SEMINÁRIO - Combate a violência contra a mulher: poniendo el cuerpo

Nessa sexta e sábado, dias 22 e 23 de novembro, ocorrerá o Seminário: "Combate a violência contra a mulher: poniendo el cuerpo", organizado pela Frente de Mulheres das Brigadas Populares e co-organizado pelo Coletivo Mineiro Popular Anarquista.

O COMPA convida a companheira Michele Freitas, do Coletivo Anarquista Bandeira Negra/CABN (organização integrante da CAB) de Santa Catarina para falar sobre perspectivas libertárias de se enfrentar a violência e relatar a experiência de sua organização no enfrentamento de um caso de agressão cometido por um ex-militante.

O debate é de suma importância, principalmente com o atual contexto em BH de abusos e agressões de nossas companheiras dentro até mesmo dos espaços de esquerda e libertários.

Esperamos todxs lá!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

[FAG] Lançamento: “Teoria da Organização Política Anarquista”

A Federação Anarquista Gaúcha estará lançando durante a 4ª Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre sua mais nova publicação. Trata-se do livreto TEORIA DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA ANARQUISTA, uma seleção de recortes dos escritos de diversos militantes e organizações anarquistas que ao longo da história de nossa ideologia forjaram um rico patrimônio de experiências e práticas organizativas e militantes que são referência para a nossa corrente, o Especifismo e, portanto, para a nossa Organização.

O lançamento ocorrerá no dia 16 de Novembro (sábado) às 16:00 em nossa Sede Pública (o Ateneu Libertário A Batalha da Várzea) e exemplares estarão disponíveis para venda (ainda não temos valores definidos). Participe!

Evento no face da 4ª FLA de Porto Alegre: https://www.facebook.com/events/1398470570390022/?source=1


Retirado de: http://www.federacaoanarquistagaucha.org/?p=191

[CAB] Mesa-debate: "O Anarquismo e sua contribuição para os Movimentos Sociais" e Comemoração dos "5 Anos da Organização Resistência Libertária"

A Coordenação Anarquista Brasileira [CAB] convida para a comemoração dos "5 Anos da Organização Resistência Libertária" e para a mesa-debate "O Anarquismo e sua contribuição para os Movimentos Sociais" com nossas Organizações no Nordeste. No debate estarão presentes além de Organizações Políticas da CAB, outras Organizações Especifistas do Nordeste e Norte do país, bem como inúmerxs libertárixs de Fortaleza e militantes dos Movimentos Sociais.

Debatedores:
Organização Resistência Libertária - ORL/CE
Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares - CAZP/AL
Coletivo Libertário Delmirense - COLIDE/AL
Coletivo Anarquista Núcleo Negro - NN/ PE

Convidados:
Coletivo Anarquista Ademir Fernando - CAAF/BA
Núcleo Anarquista Resistência Cabana - NARC/PA

É fortalecer o Anarquismo no Brasil!

Crescer nossa Bandeira!



[CAB] 10 anos da FARJ e o Anarquismo e sua contribuição aos movimentos populares!

A Coordenação Anarquista Brasileira [CAB] convida para a comemoração dos “10 Anos da Federação Anarquista do Rio de Janeiro” e para a mesa-debate “O Anarquismo e sua contribuição para os Movimentos Sociais”. No debate estarão presentes além da Coordenação Anarquista Brasileira, a Federação Anarquista do Rio de Janeiro.

É fortalecer o Anarquismo no Brasil!

Crescer nossa Bandeira!


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

[FARJ] Construir Poder Popular! – atos de junho até a atualidade

Texto publicado originalmente no Libera #159

CONSTRUIR PODER POPULAR!



A voz dos oprimidos nos atos de junho até a atualidade

Junho e julho foram meses de grandes manifestações populares, onde trabalhadores, estudantes, desempregados e diversos setores da classe oprimida foram às ruas em várias cidades do país para lutar contra os abusos das corporações capitalistas e do governo. A força vinda da base da classe oprimida alcançou repercussão mundial, e como não poderia ser diferente encontrou adversários reacionários em seu caminho: a Rede Globo, as demais mídias capitalistas e os setores direitistas tentaram esvaziar o conteúdo social reivindicatório das pautas das manifestações, seja com generalizações do tipo “contra a corrupção”, ou com apelações ufanistas do tipo “o gigante acordou”. Apesar disso, a forte pressão popular abaixou as tarifas dos transportes em muitas cidades, representando uma vitória incontestável do povo contra as classes opressoras.