segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Livraria Anarquista Avelino Fóscolo


Companheiras e companheiros!

É com alegria que o Coletivo Mineiro Popular Anarquista (COMPA) lança neste 24 de setembro de 2013, na FAFICH/UFMG, a Livraria Anarquista Avelino Fóscolo. A Livraria consiste em uma banca de venda de livros anarquistas que estará presente em espaços e atividades que envolvam sua temática - universidades, atividades de militância, espaços libertários e de luta popular.

A Livraria Anarquista Avelino Fóscolo busca atingir três objetivos básicos estipulados pela militância do COMPA:

  1. Ampliar a circulação de material anarquista, de modo que nutra debates, estudos e discussões sobre seu tema;
  2. Propagar o anarquismo - sua teoria e história num aspecto geral
  3. Elevar a presença do anarquismo e de sua tradição nas lutas populares, buscando estimulá-las pela via revolucionária do Socialismo Libertário.

A Livraria Anarquista Avelino Fóscolo será montada todas as terças quintasdas 11h às 15h, no 3º andar da FAFICH - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Além deste horário fixo, haverão também outras oportunidades em que a banca será montada, em variadas atividades e espaços libertários de luta, as quais serão divulgadas previamente aqui na página da Livraria.

Banca de material anarquista montada no 3º andar da FAFICH pelo COMPA.

A Livraria Anarquista Avelino Fóscolo conta com livros das editoras Faísca, Imaginário e Hedra, além de jornais e informativos de organizações anarquistas do Brasil e outros materiais libertários. que são editados, publicados e vendidos de forma autogerida e solidária entre as editoras e organizações. Em breve será disponibilizada uma relação com os títulos que temos. Visite também os sites das editoras e organizações, que estão disponíveis nesta página.


QUEM FOI AVELINO FÓSCOLO?


Avelino Fóscolo foi um anarquista e escritor brasileiro, conhecido por ter sido o primeiro a escrever um romance ambientado na capital mineira. Nasceu em  1864 em Sabará, descendente do famoso escritor italiano Ugo Fóscolo, Avelino Fóscolo tinha em sua obra, pertencente à estética do naturalismo, denúncias sociais e políticas de cunho abolicionista, libertário, feminista e anarquista. Mesmo tendo o pensamento republicano presente em suas obras, este notoriamente anti-escravagista, foi o anseio revolucionário que marcou profundamente sua vasta obra literária.

Fundou jornais, bibliotecas e grupos teatrais na capital mineira, para onde mudara no início do século, tendo dirigido revistas e jornais e contribuído com diários no Rio de Janeiro. Farmacêutico, companheiro de Maria Gonçalves Ribeiro, com quem teve dez filhos, foi membro-fundador da Academia Mineira de Letras, ocupando a cadeira de número sete. Avelino Fóscolo é considerado o fundador do Romance Social da América do Sul. Falece em Belo Horizonte, em 1944, nos deixando contribuições imprescindíveis para o romance revolucionário e para o resgate de seu espírito anarquista, humilde, companheiro, propagandista e revolucionário.


Ler para Lutar!
Anarquismo é luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais contatos: compabh[arroba]riseup.net