sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Grupo de Estudos Libertários/GEL: Anarquismo: uma introdução ideológica e histórica


Compas, haverá o primeiro encontro do Grupo de Estudos Libertários em 2014, com a proposta de ser periódico e de ampliar o debate sobre a história, ideologia e teoria anarquista na universidade.

Para este primeiro encontro, que será no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), às 11:30 na sala 3054 (3º andar) da FAFICH/UFMG, teremos como texto disparador do debate o "Anarquismo: uma introdução ideológica e histórica", do historiador Rafael V. Silva, membro da Comissão Editorial da Faísca Publicações e do Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA). É imprescindível a leitura prévia do texto, que pode ser baixado através do site do ITHA: 

"Neste texto o autor desconstrói afirmações baseadas no senso comum e construída principalmente por determinados teóricos marxistas sobre o anarquismo. Recorrendo principalmente às produções teóricas recentes das novas pesquisas sobre o anarquismo e a trabalhos históricos e historiográficos, o texto elenca e sistematiza os princípios políticos-ideológicos desta ideologia.

Os fatos históricos demonstram que o anarquismo surge a partir dos dilemas, das lutas e do contexto histórico de formação da classe trabalhadora na segunda metade do século XIX. O texto demonstra o quão absurdo e completamente falso é, do ponto de vista histórico, dissociar a raiz e o tronco socialista e classista do anarquismo. O autor por fim, desconstrói as noções usuais e as caricaturas políticas que supostamente fundamentariam uma crítica consequente aos anarquistas sistematizando variadas experiências históricas e as estratégias de transformação dos libertários."
Caso você não leve o texto impresso, no encontro haverá uma edição impressa disponível para cópia no próprio xerox da UFMG.

Nos vemos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais contatos: compabh[arroba]riseup.net