domingo, 20 de abril de 2014

GEL - Grupo de Estudos Libertários: "Teoria, Ideologia e Prática Política: A Práxis Anarquista"


Compas!

O GEL convida para a sua próxima reunião nesta sexta-feira, dia 25, às 11:30, na sala 3054, 3º andar da FAFICH/UFMG (Pampulha), tendo como tema "Teoria, Ideologia e Prática Política: A Práxis Anarquista". 

Nesta reunião, discutiremos alguns elementos importantes que estão em voga na atualidade do anarquismo e do movimento libertário, com base no texto homônimo de Rafael V. da Silva, disponível no site da ITHA através do link:


Esse texto teórico, escrito pelo historiador brasileiro Rafael V. da Silva, discute conceitos caros ao pensamento libertário em geral: teoria, ideologia e prática política, partindo na noção de praxis anarquista. Sua referência vai desde os clássicos anarquistas como Bakunin e Malatesta, passa por referenciais contemporâneos, como a Federação Anarquista Uruguaia (FAU), em seus textos dos anos 1970, e se estende até socialistas libertários como Castoriadis.

A leitura do texto é muito importante para os debates!

O GEL ainda convida à construção coletiva do grupo e de suas reuniões! Além deste encontro do dia 25, outros três já estão pré-encaminhados:

• A exibição do filme Libertarias (http://pt.wikipedia.org/wiki/Libertarias_(filme));
• Debate sobre o texto Feminismo, classe e anarquismo, de Dierdre Hogan (http://www.cabn.libertar.org/wp-content/uploads/2012/04/deirdre_feminismo.pdf)
•  E estudo de Malatesta

No fim deste encontro também tiraremos as próximas datas para estes próximos temas!

Nos vemos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais contatos: compabh[arroba]riseup.net