quarta-feira, 24 de março de 2010

Carta de posicionamento: Luta Estudantil


CARTA DE POSICIONAMENTO DO MAL-BH ACERCA DA LUTA ESTUDANTIL
24 de março de 2010.

O Movimento Anarquista Libertário; organização militante anarquista de Belo Horizonte,  declara seu posicionamento acerca das questões atuais do movimento estudantil de BH.

O M.A.L-BH declara sua posição de LUTA e RESISTÊNCIA dentro da categoria estudantil. Apoiamos a pressão popular que reinvindica direitos estudantis, como o livre acesso à educação, educação de qualidade, laicidade nas escolas, justos salários para professores e funcionários da educação, liberdade de criação de grêmios independentes que satisfaçam as necessidades do estudantes e a verdadeira educação não-doutrinada.

Reconhecemos a importância histórica de entidades como a UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) e a UNE (União Nacional dos Estudantes) que protagonizaram ao lado dos trabalhadores e movimentos populares, lutas como A Passeata Dos 100 Mil (Diretas Já), a luta contra a ditadura militar, o "Forra-Collor" e a luta contra a privatização da Petrobrás (O Petróleo Tem Que Ser Nosso!).

Na atualidade esta entidade é presidida pela diretoria majoritária da UJS (União da Juventude Socialista) que é a juventude do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), que atrelados ao governo federal, aparelham o movimento estudantil e confunde suas principais reinvindicações.

Há muitos anos não se vê lutas da UJS / UBES em Belo Horrizonte, mas, neste ano de 2010, começaram a campanha do "meio-passe estudantil". Em virtude das lutas realizadas no passado, a questão do meio-passe foi bastante debatida pela sociedade, o que resultou em uma posição populista da prefeitura de Márcio Lacerda, que é o meio-passe "social", ou seja, meio-passe apenas para estudantes da rede municipal que recebem bolsa-escola. A UJS, clandestinamente, vem defendendo este "meio-passe social" com a sua nova campanha, para que, em acordo com a prefeitura, se firmem como "os conquistadores do meio-passe em BH" e firmem Márcio Lacerda e sua prefeitura como "o governo que viabilizou a conquista". Somos absolutamente contra essas posições aparelhistas/dissimuladas e defendemos o PASSE-LIVRE de fato, amplo, total e irrestrito à todos os estudantes (ensino fundamental, médio, superior, pré-universitário e técnico).

A AMES-BH (Associação Metropolitana de Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte), que vem organizando manifestações pelo meio-passe, afirma que sua conquista será usufruída por todos os estudantes de Belo Horizonte e região metropolitana,, mas quer monopolizar /aparelhar o direito ao benefício estundatil, com a proposta de que apenas associados à UBES, UNE ou AMES entidade o direito garantido, através da carteira da AMES-BH.

Repudiamos esta postura aparelhista da AMES-BH por defendemos a liberdade de filiação, associação e militância.
Para obter o benefício, o estudante seria obrigado a filiar-se à AMES-BH (e coligações), mesmo que vá contra os posicionamentos ideológicos, táticos ou organizacionais da mesma. Defendemos também a liberdade de um estudante não associar-se à nenhuma organização, e mesmo assim ter seu benefício garantido.

Por último, ressaltamos a atitude proselitista da AMES-BH no que diz respeito às lutas estudantis, pois ela não aceita nenhum outro movimento/organização na estruturação de suas jornadas de luta.  Uma atitude sectária, que nós do M.A.L já sofremos, quando fomos hostilizados em manifestações do meio-passe, em 2009.


Somos estudantes, trabalhadores e trabalhadoras, e lutamos em conjunto  para defender nossos direitos, e NENHUMA organização detém a luta geral de nossa categoria!

VIVA A VERDADEIRA LUTA ESTUDANTIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais contatos: compabh[arroba]riseup.net