quinta-feira, 28 de novembro de 2013

[LAAF] Primeira reunião do Grupo de Estudos de Pedagogia Libertária neste sábado, 28, no Espaço Comum Luiz Estrela

 
 Compas!
Neste sábado, 30 de novembro, às 16h, haverá a primeira reunião do Grupo de Estudos de Pedagogia Libertária no Espaço Comum Luiz Estrela.
 
Surgido a partir da articulação de uma Escola Libertária na Ocupação Guarani-Kaiowá, o grupo de estudos sobre Pedagogia Libertária terá sua primeira reunião neste sábado na mais recente ocupação de Belo Horizonte, o Espaço Comum Luiz Estrela, que, ocupado desde outubro, o casarão abandonado há décadas pelo poder público e que tem carregado em sua história o peso de instituições de controle e repressão (hospital militar, escola psiquiátrica), vem sendo resignificado por artistas, militantes e agentes socioculturais autônomos e independentes da capital mineira.

Espaço Comum Luiz Estrela: atividades culturais e assembleias horizontais


Já a Ocupação Guarani-Kaiowá é uma ocupação urbana que existe há quase um ano em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Desde setembro militantes, moradores da ocupação e solidários estão se articulando em torno de um projeto de "Escola Libertária", que se fundamenta em organizar oficinas, atividades, trocas de experiências, conhecimento e aprendizagem na comunidade sob uma perspectiva libertária de prática, ensino e abordagem. É um projeto que vem sendo discutido nestes meses e que está começando a colocar em práticas suas atividades. Já está acontecendo mensalmente um CineOcupa, ou seja, todo mês um filme é exibido na praça da comunidade, e uma grade de oficinas está sendo finalizada com propostas de teatro, oficinas de boneco, de beat de hip hop etc.

Ocupação Guarani-Kaiowá: praça, CineOcupa...


A "Escola Libertária" vem se pautando também a partir de uma ótica transversal às necessidades pontuais da comunidade, como a construção do Centro Social e a demarcação/arborização da área verde da ocupação.
 
A Livraria Anarquista Avelino Fóscolo, portanto, irá dispor alguns materiais e livros introdutórios ao tema para que sejam discutidos na reunião e que possam servir de base para os primeiros estudos do grupo.
 
Reiterando, será neste sábado às 16h, no Espaço Comum Luiz Estrela (Santa Efigênia) a reunião do Grupo de Estudos de Pedagogia Libertária, onde também serão dados informes sobre o projeto da "Escola Libertária" e ativides que estão por vir ou sendo construídas na ocupação.
Conheça, construa!
Teorizar para atuar, atuar para teorizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais contatos: compabh[arroba]riseup.net