sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CONTRA A PEC 215! VIVA AS LUTAS DOS POVOS INDÍGENAS! VIVA O PODER POPULAR!




O COMPA solidariza-se através desta com os povos indígenas em sua luta pelo direito à terra.

A questão da terra no Brasil, e no mundo, tem tomado proporções cada vez maiores e mais violentas.
As forças do capital, sempre movidas pela sandice do poder político e econômico não veem barreiras e a todas e todos querem esmagar de modo cruel. São indiferentes ante o assassinato de pessoas de todas as idades, são insensíveis à diversidade de culturas, são frios ante a necessidade de conservação da natureza. Neste sentido podemos dizer que os valores do capital são contrários aos valores da vida.
No Brasil sentimos isso de diversos modos, seja na cidade, seja no campo, seja na floresta.
A especulação imobiliária e as indústrias na cidade, o agronegócio e a mineração nas áreas de campo e floresta mostram suas garras monstruosas por onde passam. O rastro de sangue e de dor se espalha cada vez mais.
Exemplo cruel disto é a PEC 215 – que transfere a demarcação das terras indígenas do poder executivo para o legislativo.
Somos contra tal medida e fazemos voz aos que consideram essa medida como mais uma declaração de inimizade e guerra do governo do PT aos povos originários.
Somos contra o genocídio instaurado contra diversas nações por fazendeiros e madeireiros e aqui, lembramos de modo supremo os Guarani Kaiowá.
Entendemos que as leis são apenas capas que encobrem as lutas reais. Parlamentos, representantes e leis jamais impediram – e, na imensa maioria das vezes, não só possibilitaram como incitaram – que fôssemos explorados e oprimidos, que fôssemos desautorizados, escravizados e mortos. A lei é aquilo que sempre foi: expressão institucional da ação já existente do mais forte.
A verdadeira soberania dos povos indígenas sobre suas terras se dará somente com o fortalecimento de suas organizações e suas coletividades. O direito à defesa deve sobrepujar as leis brancas e burguesas. Todas as formas de expressão e resistência contra a violência são justas e legítimas!
No entanto, consideramos que a demarcação de terras – expressão mínima de segurança destas populações e garantia legal de seu direito de autodefesa – torna-se mais viável na pressão das populações indígenas sobre a figura do presidente da república que sobre os parlamentares.
Entendemos também que sobre populações fragilizadas a instância legal tem grande valia.
Isso não significa confiança nas instituições, mas o fortalecimento das conquistas advindas da construção e das lutas empenhadas pelo poder dos “de baixo”.
Neste sentido, a união dos “de baixo” mostra-se não somente importante, mas imprescindível! A esta união damos o nome de PODER POPULAR!


CONTRA A PEC 215!
VIVA AS LUTAS DOS POVOS INDÍGENAS!
VIVA O PODER POPULAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais contatos: compabh[arroba]riseup.net