sexta-feira, 4 de setembro de 2015

[FARJ] A simbologia de nossa bandeira


Toda organização, movimento social ou entidade dos trabalhadores tem sua simbologia. Um desses símbolos são as bandeiras. As bandeiras são utilizadas como forma de mobilizar, inspirar e propagandear uma determinada luta, uma determinada proposta política ou demanda social. No anarquismo não poderia ser diferente. As/os anarquistas optaram por usar diferentes simbologias para expressar sua ideologia política rebelde, as mais utilizadas no entanto, foram a bandeira negra e a bandeira vermelha e negra.

A história desses símbolos é geralmente difícil de se rastrear. Segundo Jason Wehling o primeiro caso registrado é reservado a anarquista Louise Michel, famosa participante na Comuna de Paris de 1871. De acordo com o historiador George WoodCock, Louise Michel ergueu a bandeira negra em 9 de Março de 1883, durante uma passeata de desempregados em Paris, na França. A passeata contava com 500 pessoas e Louise Michel à frente do cortejo gritando: “Pão, trabalho ou comando!”. Outro relato, reportado por Paul Avrich afirmou que em 27 de Novembro de 1884, a bandeira negra foi erguida em Chicago, durante uma passeata Anarquista. Provavelmente essa bandeira se difundiu ainda mais com a morte dos “Mártires de Chicago”, mortos pelo governo norte-americano, após uma farsa judicial. O preto era o luto, que representava a negação da nação, mas também a cor de quem não irá se render: é a expressão da determinação da luta. O negro também é a soma de todas as cores, representando a diversidade dos atores sociais mobilizados na luta anarquista que quer pôr fim ao Estado, ao capitalismo e as opressões. É a cor da luta negra, quilombola, rebelde.


O uso de bandeiras vermelhas fez parte de diversas mobilizações operárias. As bandeiras vermelhas nascem em Paris, em 1848. Logo depois das reivindicações das trabalhadoras e trabalhadores serem esmagadas pelo governo reacionário de Paris o uso da bandeira vermelha ficou associado a luta de trabalhadores/as no mundo todo. A união da bandeira negra utilizada no contexto dos mártires de Chicago com a bandeira vermelha, utilizada por trabalhadoras e trabalhadores de todo o mundo fez com que nascesse a bandeira vermelha e negra, que ficou famosa nas barricadas da Espanha em 1936.
Movimentos e militantes da farj com bandeiras vermelhas e negras nas lutas de junho de 2013.

Movimentos e militantes da farj com bandeiras vermelhas e negras nas lutas de junho de 2013.

Logo nossa organização optou por usar a bandeira vermelha e negra. Essa bandeira representa o negro da ideologia anarquista, da luta sem tréguas unido ao vermelho, que é a luta da classe trabalhadora e seu sangue.

Onde o Tiê-sangue entra nisso?

Para fechar a simbologia de nossa organização, colocamos em nossa bandeira o pássaro Tiê Sangue, natural da mata atlântica é encontrado na porção oriental do Brasil, da Paraíba até Rio Grande do Sul e é muito encontrado no Rio de Janeiro. Reza a lenda, que quando nossa organização foi fundada, um pássaro vermelho e negro (um tiê-sangue) foi visto voando pelos céus fluminenses. O pássaro em nossa bandeira está sobre um círculo branco. O branco representa o futuro, o foco na luta, a liberdade, o caminho das utopias. Também representa a paz entre nós (mas guerra aos senhores), mas uma paz internacional que só será conquistada no futuro, o futuro do socialismo libertário.


Tiê-sangue. 

O tiê-sangue vive em áreas desmatadas ou em campos, capoeiras baixas e restingas. Em torno desse pássaro há também toda uma lenda que merece ser mencionada (e que se recria), uma lenda que encontra a história de resistência dos povos indígenas e originários. Pela lenda, havia uma índia chamada tiê. Uma índia jovem, mas muito guerreira que sonhava com a liberdade de voar, tal como um pássaro. Ferida pelo inimigo, Tiê acabou falecendo, mas logo pela manhã, Tiê se transformou num belo pássaro, um pássaro sonhador e guerreiro, que voa pelos céus do nosso território de luta. Tiê representa então, lutas ancestrais dos povos originários e a realidade do nosso território de luta. Representa também a luta feminina e guerreira, luta contra as opressões. Representa o voo pela liberdade e pelo socialismo, representa o voo em busca da utopia e a revolução social.

Assim, a cor negra e vermelha e o pássaro Tiê-Sangue sobre o círculo branco se unem numa identidade comum.

Assim nasceu a bandeira da FARJ, assim nasceu nossa simbologia de luta.

Bandeira da FARJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais contatos: compabh[arroba]riseup.net