segunda-feira, 8 de setembro de 2014

[Rio de Janeiro] Seminário Internacional: 150 anos da AIT – A Tradição Anarquista



O Núcleo de Pesquisa Marques da Costa está organizando, junto a outros coletivos, um Seminário Internacional sobre os 150 anos da Associação Internacional dos Trabalhadores. Segue abaixo a apresentação do evento e a programação:

Realizaremos o Seminário Internacional “150 anos da Associação Internacional dos trabalhadores”, não apenas pela conveniência da data, bem como, ou ainda mais, por entendemos a oportunidade de debater as tradições revolucionárias dento da Internacional e suas contribuições para a conformação da classe trabalhadora no século XIX. A Internacional foi palco, entre os anos de 1864 e 1876, de memoráveis debates dos quais resultaram parte importante das formas organizativas utilizadas até os dias de hoje no movimento sindical e popular. Foi ainda em seu interior que apareceram com maior nitidez as propostas ideológicas do comunismo e do anarquismo, bem como seus postulados e suas divergências táticas e estratégicas.

Dentro das discussões sobre movimento operário, anarquismo e comunismo é inevitável incluir e destacar os 150 anos de fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores – AIT -, ou Primeira Internacional. Devemos levar em conta que a AIT exerceu forte influência no Brasil e, ainda hoje, possui importância no que diz respeito às questões políticas e de organização do movimento operário e sindical brasileiro.

No momento histórico em que vivemos, a crise econômica que atinge vários países europeus tem tido reflexos importantes na política, em especial na mobilização de grandes massas populares. A intensificação dessas manifestações populares, inclusive no Brasil, levaram (e levam) às ruas milhares de pessoas, em sua maioria jovens, que levantam inúmeras reivindicações econômicas, políticas, sociais e éticas.

Com estas considerações e abordagens consideramos necessário e importante o reconhecimento da AIT em seus 150 anos de história sob a luz dos eventos que vêm ocorrendo nas últimas décadas ao redor do planeta.

O seminário propõe-se a:

Discutir a importância de organizações sindicais e políticas não só para a classe operária como para demais classes, camadas e setores da sociedade.
Discutir o papel atual das ideologias que serviram de base às diversas perspectivas políticas do movimento operário, em especial a anarquista e a comunista.
Debater novas formas de organização social que surgem hoje e em que (e se) se contrapõem às formas tradicionais de organização.
Contribuir para melhor compreensão dos problemas políticos e de organização que vivemos na atualidade.
Promover a identificação e recuperação da dimensão histórica da AIT através da exposição sistemática de seus congressos e programa político.

Programa do evento:

23 de setembro de 2014 – A Internacional e a Educação:

Mediação:
Angela Martins (UNIRIO)
Palestrantes:
José Damiro de Moraes (UNIRIO)
Hugues Lenoir (Universidade de Paris X)

24 de setembro de 2014 – A Internacional e a História:

Mediação:
Renato Ramos (NPMC e UFRJ)
Palestrantes:
Milton Lopes (NPMC)
Frank Mintz (CNT- rue Vignoles – França)


Organização:

Instituto de Estudos Libertários (IEL)
Núcleo de Pesquisa Marques da Costa (NPMC)
Núcleo Pró-Federação Libertária de Educação – Rio de Janeiro (FLE)

Apoio:

Liga Anarquista
Cooperativa Jataí

Realização:

Extensão ECO/UFRJ

Coordenação: Alexandre Samis e João Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais contatos: compabh[arroba]riseup.net