sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nota do MAL-BH sobre o falecimento de D. Helena Greco



Companheiros e companheiras,


É com enorme tristeza que nós do M.A.L.-BH soubemos do falecimento da D. Helena Greco, que ocorreu no dia 27 de julho de 2011.



D. Helena Greco foi uma militante mineira de "extrema esquerda" (como ela mesma se entitulava) que lutou sem descanso contra a ditadura militar, pelos direitos humanos e pelo socialismo.

Foi fundamental na luta contra a ditadura militar e na luta pela anistia ampla, total e irrestrita aos presos e exilados políticos.



Feminista, D. Helena ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi a primeira vereadora mulher de Belo Horizonte. Socialista e libertária de fato, D. Helena Greco rompeu com o PT quando o mesmo deixou de responder aos anseios populares, e caiu na mão dos burocratas neo-liberais que já representavam uma classe antagônica à dos trabalhadores.



Nós do M.A.L.-BH, guardamos boas lembranças de nossos tempos de atuação na entidade que leva seu nome, o Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (IHG-DHC). Lá pudemos conhece-la e aprendemos a admira-la.



Apesar de tristes, sabemos da grande contribuição que D. Helena Greco deixou para as futuras gerações. Um exemplo de vida que estará sempre presente em nossas memórias.



D. Helena Greco, PRESENTE!!

Libertário(a) não se enterra, se semeia!

“A nossa cidadania depende diretamente da nossa capacidade de indignação.
Esta, por sua vez, só se concretiza a partir do exercício permanente da perplexidade”

Helena Greco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais contatos: compabh[arroba]riseup.net